A Gestão Socioambiental tem por objetivo conscientizar e promover ações que estimulem a preservação do meio-ambiente, tendo por base a relação entre espiritismo e ecologia. Fundada em 2008, a Gestão Socioambiental alerta, esclarece, sensibiliza e promove a reflexão sobre valores e princípios que propiciem atitudes coerentes com os princípios da Doutrina Espírita e da Ecologia, estimulando a regeneração da orbe terrestre.
Algumas Ações Desenvolvidas:
- Palestras públicas e videodebates com viés ambiental;
- Projeto Regeneração: atividades com os evangelizandos;
- Diálogo e oficina com os pais dos evangelizandos;
- Participação em eventos como: A Hora do Planeta, Dia da Solidariedade, Fórum Social Mundial, Encontro Educação para a Paz e JardinAção;
- Oficinas de reutilização de materiais: sacolas (a partir de guarda-chuva), carteiras (tetrapak), arranjos de Natal, boneco ecológico;
- Oficinas com alunos da rede pública de ensino: cavalinho ecológico e boneco ecológico;
- Ampla divulgação nas mídias sociais, utilizando filmes, cartazes, camisetas, canetas etc.
Consumo Consciente na SBEBM:
- Adoção de copos biodegradáveis
Copos plásticos são feitos a partir do petróleo (fonte não renovável e altamente poluidora) e demoram cerca de 200 anos para se decompor. Além disso, quando aquecidos com líquidos, como café e chá, liberam estireno, um componente tóxico e altamente cancerígeno.
- Uso de produtos biodegradáveis
Produtos de limpeza convencionais podem permanecer por muito tempo nos corpos hídricos, formando camadas de espuma e liberando agentes tóxicos na água, causando a morte de vários seres. Muitos fabricantes realizam testes em animais, que podem ser substituídos por tecnologias recentes.