Movimento Espírita - Sociedade Beneficente Espirita Bezerra Menezes

Movimento Espírita

Movimento Espírita

Chama-se de Movimento Espírita ao conjunto de pessoas que professam, estudam, divulgam e praticam o espiritismo de acordo com os ensinamentos contidos na Codificação Espírita.

A Codificação Espírita

As obras da Codificação Espírita já foram traduzidas para diversos idiomas, inclusive para a língua de uso internacional e neutra esperanto.

De acordo com dados mundiais, o movimento espírita no Brasil é o mais numeroso e mais vigoroso se comparado ao de outras partes do mundo como Europa e América Latina e do Norte.

Espiritismo no mundo

De 1857, ano do lançamento do Livro dos Espíritos, a 1869, ano do falecimento de Kardec, o Espiritismo conseguiu 7 milhões de adeptos.

Segundo dados do ano 2005, o Espiritismo possui cerca de 15 milhões de adeptos ao redor do mundo, e segundo dados do ano 2010, o Brasil – país com mais adeptos – conta com cerca de 3,8 milhões de espíritas.

O Conselho Espírita Internacional (CEI) tem 36 países membros, sendo eles: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Moçambique, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Espiritismo no Brasil

O Espiritismo chegou ao Brasil em 1865 segundo relatos da FEB (Federação Espírita Brasileira), porém há divergências desta opinião conforme relatado abaixo:

Conquanto desde 1853 os jornais do país já registrassem reuniões familiares para a produção de fenômenos mediúnicos, o Espiritismo codificado por Allan Kardec só desembarca no Brasil por volta de 1860 com os primeiros exemplares de O Livro dos Espíritos.

É no ano de 1860 que surge o primeiro livro espírita publicado no Brasil: Os Tempos são chegados, do professor francês Casimir Lieutuad, obra pioneira que abre caminho para a introdução do espiritismo no Brasil.

Teve através de Bezerra de Menezes e Chico Xavier a oportunidade de se popularizar pelo país, espalhando seus ensinamentos por grande parte do território brasileiro.

Espiritismo no Brasil Hoje

Hoje, o Brasil é o que reúne o maior número de espíritas em todo o mundo.

A Federação Espírita Brasileira – entidade de âmbito nacional do movimento espíritacongrega aproximadamente dez mil instituições espíritas, espalhadas por todas as regiões do país.

Há várias associações espíritas brasileiras de profissionais específicos, como a

A Federação Espírita

Em dezembro de 1883, Elias da Silva, Manoel Figueira e Pinheiro Guedes junto com outros idealistas do Espiritualismo reuniam-se para fundar no Rio de Janeiro a Federação Espírita Brasileira.

Registrada no dia 2 de janeiro de 1884, a FEB nasce antes mesmo da Proclamação da República, que viria a ocorrer cinco anos depois, já com a denominação de Federação em pleno final do Império!

Ainda se vivia no Brasil o sistema monarquista de governo e a Casa-Mater do Espiritismo surge com a missão de promover o estudo, a prática e a divulgação doutrinária, com base no Evangelho de Jesus, revivendo a pureza do Cristianismo em seus primeiros séculos de existência na Terra.