Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes

Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes

A Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes

Somos uma entidade sem fins lucrativos que, em mais de 750 mil atendimentos por ano, dá assistência espiritual e material a pessoas de Porto Alegre e região.

A Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes desenvolve suas atividades de forma ininterrupta há 97 anos. Fundada em 16 de abril de 1917, dois dias antes do aniversário de 60 anos de codificação do Espiritismo por Allan Kardec, a Sociedade já foi alvo de preconceitos culturais, na recém proclamada República, suas reuniões eram
vistas como atividades de um grupo de excêntricos da então nascente doutrina.

Atendimento a Comunidade

Hoje, uma realidade sem preconceito se impõe pelo reconhecimento do trabalho realizado junto à comunidade. Pessoas que se identificam como Espíritas, bem como membros de outras religiões e filosofias, recebem na Sociedade Bezerra de Menezes uma resposta positiva, encontrando amor, educação, saúde e solidariedade. Atualmente, a Sociedade conta com cerca de 3.000 voluntários, que realizam aproximadamente 750.000 atendimentos por ano.

A Casa também oferece a oportunidade de conhecimento e estudo da doutrina espírita codificada por Allan Kardec que diz: “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; Instruí-vos, eis o segundo”. Todas as atividades da Casa são realizadas com a assistência de um qualificado grupo de trabalho no Plano Espiritual, comandado pelo médico Adolpho Bezerra de Menezes, mentor e patrono espiritual desta Sociedade – que viveu de 1831 a 1900.

Diariamente a Sociedade abre suas portas para oferecer a mais de 500 pessoas, em cada seção, um atendimento espiritual básico. Este trabalho diário beneficia os indivíduos integralmente, agindo em seu bem-estar físico, psíquico e espiritual. Além das seções abertas ao público os voluntários da Sociedade Bezerra de Menezes realizam mais de
30 tipos de atividades diferentes a cada semana coordenadas por cinco departamentos.
É um cotidiano muito intenso que demanda forte comprometimento e liderança. A administração da Sociedade Espírita é composta pelos conselhos de administração, deliberativo e fiscal, que é eleita a cada dois anos entre os sócios da Casa e tem a responsabilidade de comandar todo este processo.

Essa energia, como das diversas Sociedades Espíritas pelo Brasil e no mundo, é capaz de transformar a vida de milhões de pessoas, sendo produzida a partir de um gesto solidário e comprometido: o amor ao próximo e a caridade.