top of page

ESTUDO ESPÍRITA

ESDE - ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

CURSOS

 

O ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – oferece aos interessados a oportunidade do estudo conjunto, tornando-os capacitados a buscarem por si mesmos, por meio da pesquisa individual, os parâmetros norteadores do seu processo evolutivo, aproveitando a oportunidade da reencarnação para realizar, agora, o que vêm adiando, muitas  vezes por séculos e até milênios, e que passa necessariamente pelo conhecimento e pelo exercício da fraternidade e da caridade em sua mais ampla expressão. O ESDE, portanto, é o estudo que convida à vivência cristã.

 

Na Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, o setor do ESDE oferece diversas oportunidades de estudo, iniciando pelo:

  1. CIEDE (Ciclo Introdutório ao Estudo da Doutrina Espírita); 

  2. ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita);

  3. EADE (Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita).

​

​

CIEDE (Ciclo Introdutório ao Estudo da Doutrina Espírita)

O CIEDE refere-se a uma exposição dialogada voltada para os aspectos essenciais da Doutrina Espírita, tendo como objetivo preencher uma lacuna entre as palestras e o curso regular de espiritismo, dando uma visão panorâmica e integradora da Doutrina Espírita aos participantes.

O Curso é dividido em 10 encontros semanais com 1h30 de duração em diversos horários.

 

Pré requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 anos;

  • Ser Sócio da Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes.

 

​

ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita)

O ESDE, sendo o estudo regular  do Espiritismo, tem por objetivo buscar estimular o aprendizado e a vivência do Espiritismo de forma contínua, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.

Na Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes o curso tem duração de quatro semestres, segmentados do G1 ao G4, com encontros de 1h30 de duração, realizados em 20 encontros semanais e disponibilizado em diversos horários.

 

Pré requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 anos;

  • Ser Sócio da Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes;

  • Ter concluído o CIEDE.

 

 

EADE (Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita)

O EADE é um curso que tem como proposta enfatizar o tríplice aspecto da Doutrina Espírita, estudado de forma geral nos cursos de formação básica, usuais na Casa Espírita.

O estudo teórico da Doutrina Espírita desenvolvido no EADE está fundamentado nas obras da Codificação e nas complementares a estas, cujas ideias guardam fidelidade com as diretrizes morais e doutrinárias definidas, respectivamente por Jesus e por Allan Kardec.

Os conteúdos do EADE priorizam o conhecimento espírita e destaca a relevância da formação moral do ser humano.

Contudo, sempre que necessário, tais as orientações são comparadas a conhecimentos universais, filosóficos, científicos e tecnológicos, presentes na cultura e na civilização da Humanidade, com o intuito de demonstrar a relevância e a atualidade da Doutrina Espírita.

O Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita tem como público-alvo todos os espíritas que gostem de estudar, que desejam prosseguir nos seus estudos doutrinários básicos, realizando aprofundamentos de temas que conduzam à reflexão, moral e intelectual.

 

O EADE R – Aspecto Religioso da Doutrina Espírita: prioriza os aspectos morais do Cristianismo, na Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, o estudo é realizado semanalmente com encontros de 1h30 de duração divididos em 20 encontros, segmentados do R1 ao R5.

 

O EADE FC – Aspecto Filosófico Científico da Doutrina Espírita: analisa a Criação Divina, explicando porque Deus criou o homem, qual é a sua origem e sua destinação, refletindo sobre as causas da felicidade e infelicidade humanas, na Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, o estudo é realizado semanalmente com encontros de 1h30 de duração divididos em 20 encontros, segmentados do FC1 ao FC3.

 

Pré requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 anos;

  • Ser Sócio da Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes;

  • Ter concluído o ESDE.

​

​

SECRETARIA

 

A secretaria do ESDE funciona nos horários em que há estudos do setor. Para transferências, substituições, dúvidas e sugestões, procure-nos de acordo com os horários listados.

​

​Contato:

Informações, Sugestões e Dúvidas, estamos à disposição através do e-mail:

sistematizado@sbebm.org.br

 

o esqueça de informar seu número de associado para que seja facilitado o acesso as informações.

Horários Especial de Verão - Até 18/02/2024

Segundas, Terças e Quartas - 19h às 21h

No Carnaval (12, 13 e 14/02/24) não terá atendimento

​

Horários (a partir de 19/02/2024):

• Segundas: das 15:00 às 17:30 e das 19:00 às 21:00

• Quartas: das 15:00 às 17:30

• Quintas: das 09:40 às 12:00

• Sábados: das 08:00 às 12:00

Sala: 305

EEM

EEM - ESTUDO E EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

MEDIUNIDADE

 

Qual a procedência, a origem da Mediunidade?

No complexo mecanismo da consciência humana, a paranormalidade desabrocha, alargando horizontes da percepção em torno das realidades profundas do ser e da vida. A mediunidade, que vige latente no organismo humano, aprimora-se com o contributo da consciência de responsabilidade e mediante a atenção que o exercício da sua função bem direcionada lhe conceda. Faculdade da consciência superior ou Espírito imortal, reveste-se dos órgãos físicos que lhe exteriorizam os fenômenos no mundo das manifestações concretas (Momentos de Consciência, Cap. 19, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco – LEAL)

 

O afloramento da mediunidade tem época para acontecer?

Espontânea, surge em qualquer idade, posição social, denominação religiosa ou cepticismo no qual se encontre o indivíduo. Normalmente chama a atenção pelos fenômenos insólitos de que se faz portadora, produzindo efeitos físicos e intelectuais, bem como manifestações na área visual e auditiva, apresentando-se com gama variada conforme as diversas expressões intelectuais, materiais e subjetivas que se exteriorizam no dia-a-dia de todos os seres humanos. (Médiuns e Mediunidades, Cap. 7, Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco – LEAL)

 

De que modo a faculdade se manifesta?

Explodindo com relativa violência em determinados indivíduos, graças a cuja manifestação surgem perturbações de vária ordem, noutros aparece sutilmente, favorecendo a penetração em mais amplas faixas vibratórias, aquelas de onde se procede antes do corpo e para cujo círculo se retorna depois do desgaste carnal. (Momentos de Consciência, Cap. 19, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco – LEAL)

 

Que outras características podem ser identificadas no afloramento mediúnico?

A princípio, surge como sensações estranhas de presenças psíquicas ou físicas algo perturbador, gerando medo ou ansiedade, inquietação ou incerteza. Em alguns momentos, turba-se a lucidez, para, noutros, abrirem-se brechas luminosas na mente, apercebendo-se de um outro tipo mais sutil de realidade. (Momentos de Consciência, Cap. 19, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco – LEAL)

 

Como deve proceder o médium nessa fase de registros de presença de seres desencarnados?

Silencia a inquietação e penetra-te através da meditação. Ora, de início, e ausculta a consciência. Procura desdobrar a percepção psíquica sem qualquer receio e ouvirás palavras acalentadoras, e verás pessoas queridas acercando-se de ti. (Momentos de Consciência, Cap. 19, Joanna de Ângelis/Divaldo P Franco – LEAL)

 

Os sintomas desagradáveis que acompanham o desabrochar da mediunidade são gerados pela faculdade?

Às vezes, quando do aparecimento da mediunidade, surgem distúrbios vários, sejam na área orgânica, através de desequilíbrios e doenças, ou mediante inquietações emocionais e psiquiátricas, por debilidade da sua constituição fisiopsicológica. Não é a mediunidade que gera o distúrbio no organismo, mas a ação fluídica dos Espíritos que favorece a distonia ou não, de acordo com a qualidade de que esta se reveste. Por outro lado, quando a ação espiritual é salutar, uma aura de paz e de bem-estar envolve o medianeiro, auxiliando-o na preservação das forças que o nutrem e sustentam durante a existência física. A mediunidade, em si mesma, não é boa nem é má, antes, apresenta-se em caráter de neutralidade, ensejando ao homem utilizá-la conforme lhe aprouver, desse uso derivando os resultados que acompanharão o medianeiro até o momento final da sua etapa evolutiva no corpo. (Médiuns e Mediunidades, Cap. 7, Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco – LEAL)

 

Por que motivos o afloramento da mediunidade surge, em grande número dos casos, sob ações obsessivas?

Como se pode avaliar, o período inicial de educação mediúnica sempre se dá sob ações tormentosas. O médium é Espírito endividado, em si mesmo, com vasta cópia de compromissos a resgatar, quanto a desdobrar, trazendo matrizes que facultam o acoplamento de mentes perniciosas do Além-Túmulo, que o impelem ao trabalho de auto burilamento, quanto ao exercício da caridade, da paciência e do amor para com os mesmos. Além disso, em considerando os seus débitos, vincula-se aos cobradores que o não querem perder de vista, sitiando-lhe a casa mental, afligindo-o com o recurso de um campo precioso e vasto, qual é a percepção mediúnica, tentando impedir-lhe o crescimento espiritual, mediante o qual lograria libertar-se do jugo infeliz. Criam armadilhas, situações difíceis, predispõem mal aquele que vivem em diferente faixa vibratória, peculiar, diversa aos que não possuem disposição medianímicas. É um calvário abençoado, a fase inicial do exercício e desdobramento da mediunidade. Outrossim, este é o meio de ampliar, desenvolver o treinamento do sensitivo, que aprende a discernir o tom psíquico dos que o acompanham, em espírito, tomando conhecimento das “leis dos fluídos” e amando-se de resistência para combater as “más inclinações” que são os ímãs a atrair os que se encontram em estado de Erraticidade inferior. (Nas Fronteiras da Loucura, Cap. 23, Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco – FEB)

 

​

O CURSO

 

O Estudo e a Educação Mediúnica têm por objetivo propiciar conhecimento geral da mediunidade e favorecer o desenvolvimento natural das faculdades psíquicas dos participantes, por meio de dinâmicas pedagógicas específicas, úteis à prática mediúnica.

 

Além disso, objetiva aprofundar o estudo da mediunidade, com foco na prática mediúnica e na formação ética, moral e intelectual dos participantes; bem como favorecer o desenvolvimento e a educação da faculdade mediúnica dos participantes que pretendam fazer parte de uma reunião mediúnica na Casa Espírita.

 

O ingresso do médium para formação no EEM - Estudo e Educação Mediúnica está aberto para candidatos que:

​

  • Sejam sócios da SBEBM e estejam com suas contribuições sociais em dia;

  • Tenham no mínimo 18 (dezoito) anos;

  • Tenham comprovadamente concluído o ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita na SBEBM ou em outra instituição espírita federada.

  • Preparo doutrinário para compreender a dimensão da tarefa.

  • Preparo técnico para o domínio das faculdades mediúnicas, do autocontrole e da segurança.

  • Preparo moral para vivenciar o Evangelho de Jesus.

  • Conhecimento Doutrinário e Segurança Mediúnica que o capacite para se candidatar as tarefas na SBEBM. 

 

​

SECRETARIA

 

Para infromações, dúvidas e sugestões, procure-nos de acordo com os horários abaixo listados:

RECESSO DE VERÃO - SEM ATENDIMENTO NA SECRETARIA

De: 18/12/23 até 25/02/2024

Atendimento nestas datas somente pelo e-mail

​

Horários:

Segundas: 08:30 às 11:30

Terças: das 08:30 às 11:30

Quartas: 17:30 às 21:00

Quintas: 13:30 às 17:00

Sextas: 17:30 às 21:00

Sábados: 17:00 às 18:30

Sala: 310

Contato:

Informações, Sugestões e Dúvidas, estamos à disposição através do e-mail:

edmediunica@sbebm.org.br

​

Não esqueça de informar seu número de associado para que seja facilitado o acesso as informações.

ESPAÇO PARA OS REPRESENTANTES

​

A Coordenação está sempre aberta ao diálogo e você é a nossa ligação com os grupos de estudo. Se tiver sugestões, dúvidas ou situações da turma que precisam ser discutidas, encaminhe um e-mail para edmediunica@sbebm.org.br e converse conosco ou agende seu horário para nos encontrarmos pessoalmente.  Será uma alegria trocar experiências!

​

​

​

​

​

​

​

SOLICITAÇÕES

​

Neste espaço você tem acesso a todos os formulários necessários para solicitações dentro do semestre.

bottom of page